ATM / Articulação Têmporo Mandibular

O que é ATM?

ATM é a abreviatura de "Articulação Têmporo Mandibular". Essa articulação situa-se logo à frente do ouvido e é responsável, em conjunto com os músculos mastigatórios e ligamentos, por todos os movimentos da mandíbula.

Este complexo (ATM), muitas vezes apresenta disfunções que podem causar cefaléia, estalos, dores cervicais, otalgias (dores de ouvido) e nevralgias orofaciais, que muitas vezes são confundidas com dor de dente.

Toda e qualquer doença, necessita de mais de um fator para sua ocorrência. No caso da disfunção da ATM, o fator principal é o relacionamento inadequado entre os dentes da maxila e mandíbula, sendo o estresse, os hábitos parafuncionais (ex. roer unhas) e algumas doenças sistêmicas ou hormonais capazes de contribuir, modificar ou perpetuar o seu aparecimento.


Por que a Disfunção da ATM (DTM) pode causar dores de cabeça?

As dores de cabeça provenientes das disfunções da ATM, em geral, não são propriamente da cabeça e sim dos músculos que envolvem a cabeça. Posições posturais viciosas, relacionamento dental inadequado, apertamento e/ou ranger de dentes, associados ao estresse, normalmente culminam em quadros crônicos de dores nos músculos da face, cabeça e pescoço.



A DTM pode causar dores de ouvido?

A proximidade entre a ATM e o ouvido pode ocasionalmente confundir o paciente sobre o local de origem da dor. Como diagnóstico diferencial, as disfunções da ATM não manifestam febre, não eliminam secreção e não são acompanhadas de infecções das vias aéreas superiores.



Existe relação entre os dentes e a ATM?

Sim. A correta relação dos dentes (oclusão) é responsável pelo posicionamento dos côndilos (cabeça da mandíbula) dentro da articulação. A oclusão dos dentes mais para frente, para trás ou para os lados, pode trazer consequências danosas para a ATM e os músculos da mastigação. O ideal é que a oclusão mantenha os côndilos bem posicionados na articulação e os músculos responsáveis em equilíbrio.



Qual o tratamento indicado nos casos de disfunção da ATM?

O primeiro passo é promover um bom relacionamento dos dentes, músculos e articulação.

O método mais tradicional é o uso de placas de acrílico em uma das arcadas para proteger o desgaste dos dentes e diminuir o pressionamento dos condilos na ATM. Porém, não é um tratamento e sim uma proteção temporária, pois é comum atendermos pacientes que já usam essas placas há anos e que também já quebraram varias, devido o ranger constante dos dentes.

Atualmente, os Trainers, que são aparelhos miofuncionais, isto é, tratam em conjunto a musculatura facial e a função mastigatória, tem tido resultados positivos , alongando a musculatura, relaxando e removendo o trauma oclusal. São aparelhos de uso noturno, individuais ou juntamente com aparelhagem fixa.