Ortodontia


Com o avanço da Odontologia nas áreas de Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares, podemos alcançar mudanças significativas no sorriso e na vida das pessoas.

A Ortodontia e a Ortopedia facial tratam das irregularidades dentais e faciais por meio de aparelhos fixos e removíveis. Tanto crianças quanto adultos podem se beneficiar desta avançada tecnologia.

Temos a certeza de que um sorriso alinhado e com uma estética agradável pode mudar a sua saúde e qualidade de vida. Além da estética, os benefícios abrangem diversos setores da vida profissional e pessoal. Afinal, o sorriso é símbolo de amizade, amor, paz, alegria e saúde.

Dentre os benefícios do tratamento ortodôntico, podemos salientar:

•Melhora da auto-estima;
•O alinhamento dos dentes contribui com uma melhor mastigação e higienização;
•O tratamento alivia os músculos da mastigação, podendo aliviar dores de cabeça, ouvidos e outras regiões do corpo, quando decorrentes dessa sobrecarga nos músculos;
•A ortodontia moderna conta com bráquetes de cerâmica, para pacientes que não se sentem confortáveis com os bráquetes metálicos.

Aparelhos com braquetes estéticos


Com o desenvolvimento dos novos bráquetes transparentes, a Ortodontia ganha um novo aliado para aqueles que necessitam de um alto desempenho estético.

Este novo material, produzido à base de uma cerâmica mono cristalina tratada termicamente, possui um perfeito acabamento, conferindo um aspecto incolor à peça, deixando o sistema praticamente imperceptível.

Sua performance estética é extraordinária, pois não sofre alteração de cor durante todo o tratamento.
Possui a mesma eficiência mecânica que os braquetes metálicos, tornando seu tratamento mais diferenciado.

Aparelhos auto-ligados


Surgiram no inicio da década de 1990 com o objetivo de diminuir os níveis de fricção entre o fio e a canaleta do braquete, com a finalidade de diminuir o tempo de tratamento.


Apresentam bom desempenho na fase inicial do tratamento, facilitando o nivelamento e alinhamento dos dentes num menor tempo.

Porem,  para  haver um equilíbrio entre as mecânicas ortodônticas aplicadas e a função biológica geral,  poderá ocorrer um tempo adicional ao tratamento.

Concluindo, o aparelho auto-ligado é  um avanço da ciência ortodôntica, mas alguns princípios básicos devem ser considerados para uma boa finalização e estabilidade do tratamento.

Alinhadores Dentais


Esses alinhadores são transparentes e praticamente invisíveis, reposicionando os seus dentes passo a passo, para conseguir o sorriso que você deseja.

•Você retira os alinhadores para comer e fazer a sua higiene bucal;
•Não possui fios ou metais que irritam sua boca;
•A troca dos alinhadores é feita a cada duas semanas e os resuldados aparecem entre 6 meses e 1 ano;
•Seus dentes se movem pouco a pouco utilizando um tratamento que não interfere no seu estilo de vida.

Consiste no uso sequencial de diferentes placas, com pequenos ajustes em cada uma delas.
São confeccionados através de um software q simula imagens tridimensionais a partir da má oclusão até sua correção.

Podem ser retirados apenas para alimentação e para higiene bucal.


Ortopedia Funcional dos Maxilares


A ortopedia funcional dos maxilares (OFM) é uma especialidade da Odontologia que soluciona desequilíbrios ósseos, musculares e de funcionamento dos maxilares, bem como o alinhamento dos dentes e problemas da articulação temporomandibular.
De modo geral, são utilizados em crianças porque  ainda haverá o crescimento e desenvolvimento da face.

Estes aparelhos removíveis produzem estímulos na rede de neurônios sensoriais da boca, que levam a mensagem até o sistema nervoso central que, por sua vez, responde remodelando estruturas ósseas, musculares, articulares e funcionais.

Em adultos , são indicados em pacientes com apneia do sono, bruxismo, dores de cabeça, dores na face ou nos maxilares.